sexta-feira, 26 de junho de 2015

Workshop On Line: Regulamentação em vigor e a gestão da manutenção do património: Como preservar o património requalificado?

Como preservar o património escolar requalificado?


Sobre o grau de desempenho ambiental assumido no Programa de Modernização dos estabelecimentos com Ensino Secundário, é referida a necessidade de dotar as escolas de novos meios tecnológicos, com vista a proporcionar um ambiente de trabalho adequado a cada espaço e permitir a sua utilização pelos diversos utentes (alunos, professores funcionários e outros) fez com que a sua remodelação ao nível das instalações técnicas tenha tido um peso elevado comparado com aquela que era a importância assumida pela vertente tecnológica no passado. Concomitantemente, o novo enquadramento legislativo, resultante da transposição de directivas europeias, nomeadamente na área da climatização e ventilação, acústica, acessibilidades e segurança, contribuiu de forma muito intensa para o aludido elevado peso da componente tecnológica.

Todo este desiderato do Programa de Modernização, foi naturalmente confrontado, com as condições da conjuntura em que teve de ser implementado, com reflexos posteriores na actividade de manutenção.

A regulamentação nacional e europeia, impõe um conjunto de procedimentos, acções e objectivos, que implicam a disponibilidade de recursos humanos, técnicos e financeiros, para a sua concretização.

Como garantir a manutenção e a preservação de todo este património, equipamentos e tecnologias, no contexto duma generalizada insuficiência de meios financeiros, decorrentes dos limites orçamentais na despesa publica.

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